Nossa História

Na primeira metade da década de 1980, pequenos e médios produtores rurais localizados em sua maioria na região sul do Espírito Santo iniciaram o plantio de seringueira. Estes seringais começaram a produzir no início da década de 1990 e as primeiras produções de borracha eram negociadas com compradores intermediários, principalmente de outros estados, que se valiam da inexperiência e do pouco conhecimento dos heveicultores da época, para aumentarem, inescrupulosamente, suas vantagens financeiras.

Preocupados, inconformados e prejudicados com o cenário de injustiças decorrentes do distorcido processo de comercialização da borracha no Espírito Santo, um grupo de 30 seringalistas tomaram a iniciativa de organizarem-se e assumir sua própria comercialização, neutralizando as ações oportunistas dos compradores intermediários. Após inúmeras reuniões, ficou decidido que a organização em Cooperativa seria a forma mais eficaz para enfrentar aquele cenário desfavorável e reduzir o ambiente de incerteza em que se encontravam.

Assim, no dia 17 de maio de 1991, foi oficialmente fundada a Cooperativa dos Heveicultores do Espírito Santo, mais tarde denominada Cooperativa dos Seringalistas do Espírito Santo (HEVEACOOP).

Portanto, a HEVEACOOP surgiu, assim, para vencer a dificuldade de produtores que, individualmente, não tinham condições de enfrentar o mercado especulativo.